terça-feira, 8 de novembro de 2011

MUITA CALMA NESSA HORA

Por Gilson Piber

Não quero ser estraga prazer, mas as populares peneiras de atletas, rebatizadas de avaliações e etapas de seleção, devem ser vistas com ressalvas. Como dizia o personagem Juvenal Antena, interpretado pelo ator Antônio Fagundes na novela Duas Caras, “muita calma nessa hora”. Atuar por uma equipe amadora no final de semana é bem diferente de treinar e encarar a vida de jogador profissional. A muitos, falta o hábito da preparação física, técnica e tática. Quase sempre, o craque amador enfrenta muitas dificuldades no campo profissional. Estou sendo realista, não pessimista. O Inter-SM tem uma equipe B que disputa a Copa A Razão de Futebol Amador. Quantos destes jogadores o técnico Sérgio Savian vai usar na equipe principal que disputará a Divisão de Acesso em 2012? Um, dois, quem sabe três? O Riograndense, por sua vez, anunciou a realização de cinco etapas para selecionar jogadores entre 17 e 23 anos, de 18 a 26 de novembro. 


A primeira ocorre em Faxinal do Soturno e, a segunda, em Restinga Seca. Outras duas serão no estádio do CEFD, na UFSM. A última, com todos os pré-selecionados, será no Estádio dos Eucaliptos, no dia 26 de novembro. Faço a mesma pergunta: quantos destes jogadores o técnico Tiago Nunes vai utilizar na equipe principal em 2012? A iniciativa até é válida, mas Inter-SM e Riograndense precisam estar cientes que não é todo dia que surge um Leandro Damião nos campos da várzea. Jogadores oriundos do futebol amador precisam de um período de adaptação nos clubes profissionais. A cobrança é maior, bem como a responsabilidade dos dirigentes e das comissões técnicas. Quem seleciona jogadores precisa ter em mente que o bônus daqueles que dão certo é muito menor em relação ao ônus dos que não vingam quando o profissionalismo e a camisa do clube pesam. “Justamente”, afirmava Juvenal Antena, que torcia para o Botafogo.

Duas frentes importantes

(Imagem: Marcio Caetano)

O Inter-SM parece acordar para a importância da comunicação e do marketing na vida do clube. O passo inicial passa pela busca de um assessor de imprensa. Na cidade, vários profissionais têm competência para assumir o posto. No marketing, o ex-atleta do clube, Cezar Saccol, faz trabalho interessante para desenvolver o departamento. A elaboração de projetos, a busca de parcerias e patrocinadores, ações de planejamento estratégico e de qualidade e produtividade fazem parte de um leque que ganha corpo no clube alvirrubro. Os dirigentes precisam apoiar o trabalho das duas frentes na prática. Só na conversa não vai adiantar.

Rapidinhas
  • Dupla Rio-Nal fez golaço ao participar da Feisma 2011. Houve exposição e venda de produtos dos dois clubes e até pesquisa de opinião com os torcedores.
  • A semana começa com o Fluminense em alta. O time de Abel Braga ganhou do Inter-PA no Beira-Rio e cresceu na briga pelo título do Brasileirão 2011.
  • O Inter-PA tropeça quando tem jogos decisivos em casa e frustra o torcedor colorado. Foi assim contra Coritiba, Corinthians e Fluminense. Desta forma, fica difícil acreditar na conquista da vaga na Libertadores 2012.
  • Ao torcedor gremista, o fim do campeonato é um martírio. O Grêmio segue irregular, ganha em casa e perde fora. O mais preocupante é o fraco rendimento do time distante do Olímpico.
  • O Riograndense apresentou um mascote vigoroso e elegante para o ano do centenário. Bela sacada do marketing esmeraldino.
Mascote do Riograndense (Foto: Divulgação)

  • Juventude e Lajeadense fazem a final da Copa Laci Ughini. O Ju desbancou o Novo Hamburgo, enquanto o time de Lajeado eliminou o Grêmio B nas semifinais.
  • Futsal (UFSM) e handebol masculino (Ulbra-SM), e basquete feminino (UFSM) de Santa Maria representam o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em Campinas (SP). No xadrez, Patrícia Porto Almeida também competiu.
  • Gauchão de 2012 da Série A começa no final de semana de 21 e 22 de janeiro. O Grupo 1 tem Inter, Juventude, São José-PA, Santa Cruz, Ypiranga, São Luiz, Lajeadense e Canoas.
  • O Grupo 2 tem Grêmio, Caxias, Cerâmica, Veranópolis, Avenida, Novo Hamburgo, Cruzeiro-PA e Pelotas
  • A 1ª rodada marca: Avenida x Inter, Grêmio x Lajeadense, Cruzeiro x Santa Cruz, Novo Hamburgo x São José, Caxias x Ypiranga, Cerâmica x Juventude, Veranópolis x Canoas e Pelotas x São Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário