Por Antonio Guilherme Schmitz Filho
A coluna de hoje seria voltada à discussão sobre o entendimento de sistemas de jogo no contexto do jornalismo esportivo, mas não posso deixar de comentar o tema do Programa Sportv Repórter, exibido no sábado (05), ATLETAS DO TEMPO. Sem sombra de dúvida, e a meu ver, a melhor abordagem realizada nos últimos tempos, a partir da informação jornalística que se reveste do gênero esportivo. A discussão sobre sistemas fica para outra oportunidade.
Também aconselho aos interessados a assistirem o excelente trabalho em http://sportv.globo.com/videos/sportv-reporter/v/sportv-reporter-fala-sobre-os-atletas-que-nao-deixaram-a-idade-ser-um-obstaculo/1686732/
Programa do Canal SporTv
O documentário, base do Programa, apresenta cinco personagens e suas peculiares histórias, embaladas por sentidos esportivos e significados a partir do ser esportista de cada um deles. E isso tudo dos 80 aos 100 anos de idade! Exatamente isso, um universo totalmente diferenciado, e digo aqui, sem nenhum receio de ser piegas, emocionante do começo ao fim! Pessoas que permitiram que o seu dia-a-dia fosse descortinado para a elaboração de um roteiro extremamente agradável.
No relato de um dos personagens se estabelece a relação da prática esportiva como uma possibilidade de aventura diária. Como deixar de relacionar suas palavras com o fenômeno esportivo... Mesmo depois, em momentos que se estabelece uma distância infinita à prática esportiva, esses jovens personagens, batem a nossa porta, e mostram contextos magníficos de relação com o esporte. Percebo neles, claramente a ação do fenômeno esportivo com perspectivas renovadas.
A personagem mulher (94) é italiana, ela destaca a importância da relação da prática esportiva com o estado de espírito, outro requisito fenomênico para o esporte. Ela também me fez refletir sobre aquilo que qualificamos como ‘ficar velho’. Mesmo porque estou a dois anos de completar 50 anos de vida, o que me colocará na posição de meio século de existência. Outro detalhe importante sobre a personagem, todas as manhãs ela lê o jornal Gazzetta dello Sport, que compra na banca próxima a sua casa.
Durante o documentário surgem cenas dos treinamentos e da preparação para o evento mundial na Finlândia. É possível compreender suas realidades, seus anseios e sobretudo, a vida esportiva viva em cada um deles. O personagem austríaco (100), lançador de disco, proporciona mais atributos fenomênicos para o esporte, a oportunidade de ter o que fazer, dos desafios, a possibilidade de vencer degraus cotidianos como meta de vida aliada ao esporte.
Ao final, o arremesso de disco realizado pelo jovem atleta austríaco Alfred Prosch (100), auxiliado pelo aspecto ficcional oriundo da técnica de edição, lança ao alto e alça o espectro fenomênico do esporte ao nível infinito. Pondero que, a informação esportiva sustenta a mesma condição de relação com o fenômeno esportivo e com sua projeção no cotidiano dos povos. O sentido esportivo é dependente da sua condição fenomênica e dos atributos estabelecidos para a sua institucionalização em diferentes níveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário