domingo, 9 de outubro de 2011

Qual é o segredo?

Por Vinicius Munhoz

Gostaria de aproveitar esta oportunidade aqui no Blog do Titular da Rede e falar um pouco sobre comportamentos, hábitos que conduzem a bons resultados no trabalho como na vida pessoal. Durante minha atuação como um profissional do futebol tenho a oportunidade de trabalhar com os mais diversos "tipos" de atletas/pessoas, homens, mulheres, universitários, jogadores de alto poder aquisitivo, de baixo também, alguns abertos a parceria para com a equipe, outros que jogam para satisfazer apenas as suas necessidades pessoais, alguns com disciplina impressionante, outros nem sabem o que isso significa, alguns com habilidade diferenciada para o jogo, outros sem habilidade alguma, alguns fazem do treino o jogo, já outros fazem do treino apenas um passa tempo para o jogo, alguns tem a capacidade de entender como funciona o mecanismo do jogar, outros nem sabem que o futebol e um jogo. 

Agora, há aqueles que são diferentes em sua essência, parecem sempre estar a frente dos outros, são mentalmente fortes, emocionalmente idem, são diferentes dos outros. Para não cometer injustiça com os diversos excelentes atletas com os quais tive a oportunidade de estar, destaco aqui duas atletas que são consideradas exceção, por treinadores, colegas jogadoras, mídia e inclusive por mim... e encaixam-se perfeitamente no que descrevi acima.

MARTA Vieira da Silva



HOPE Solo



Procurei dedicar grande parte do tempo em que desfrutei do convívio com estas duas atletas para desvendar os "segredos" que as fazem diferentes. Qual o "segredo" então? Vou me atrever e destacar 2 aspectos que percebi e que considero o "segredo" das duas, além, claro, da qualidade com que as duas jogam futebol. Primeiro, são como atletas o que são como pessoas. 

Ou seja, agem com naturalidade o tempo todo, quer seja no convívio com as atletas colegas de equipe, quer seja com a comissão técnica, quer seja com o encarregado do material de treinamento, deixam o "status" de celebridade de lado o que aumenta muito o poder de concentração no trabalho e nas tarefas do dia a dia. Segundo, valorizam ao extremo o treinamento que recebem, sabem da importância que o mesmo tem para que sua performance em alto nível se mantenha. 

Muitas vezes procuramos valorizar situações que nos obriguem a abandonar nossa natureza, nossa simplicidade no trato com as tarefas do dia a dia, pessoas, trabalho. Deixamos a soberba falar mais alto, a vaidade tomar conta de nossas ações. Nossa concentração já não será mais a mesma e a capacidade de atingir nossos objetivos se anula. Ser simples e fazer o que tem que ser feito, depois que atingimos determinados objetivos, parece ser o grande Segredo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário