segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BONS REFORÇOS

Por Gilson Piber

Riograndense apresentou reforços (Foto:Ulisses Castro)

A dupla Rio-Nal começa a encaminhar o grupo de jogadores para 2012. Considero bons os reforços até agora anunciados. Confesso que não conheço alguns, mas confio nas indicações das duas comissões técnicas e dos dirigentes que trabalham com o futebol. No Riograndense, destaco a manutenção do experiente goleiro Goico e do volante e lateral-direito Maurício Pizzi. Dois jogadores identificados com o futebol de Santa Maria. Dizem que o volante Rangel vem por aí também. Seria outra boa contratação. Se estiver em forma aos 34 anos, o volante Odair é outra contratação interessante. No Inter-SM, o goleiro Bastos, o zagueiro Morelli, os meias Léo, Renato e Hyroshi, e os atacantes Fábio Alemão e Michel puxam uma lista de jogadores que podem auxiliar muito o alvirrubro na Divisão de Acesso do ano que vem. Caberá aos técnicos Sérgio Savian (I-SM) e Tiago Nunes (RG) encontrarem um padrão de jogo para seus times, com equilíbrio entre defesa, meio-campo e ataque. A competição exige times fortes fisicamente, mas com qualidade técnica no setor pensante (o meio-de-campo) e atletas rápidos e goleadores na frente. A bola parada também decide jogo, principalmente em gramados onde a bola sofre pelas más condições. Tempo para “azeitar as máquinas” não vai faltar a Savian e Nunes, já que a competição começa em 4 de março.

Falta de imposição

Inter empatou em casa contra o Corinthians (Foto: Fernando Gomez)

É incrível a falta de imposição da dupla Gre-Nal na reta decisiva do Brasileirão 2011. Vitórias tidas como asseguradas viram empates e até derrotas desastrosas. Com um jogador a mais, mais de meio tempo, o Grêmio cedeu o empate ao América-MG na última rodada. O Inter-PA da mesma forma. Tinha 11 contra 10 jogadores do Corinthians, não marcou o segundo gol para definir a partida, teve D´Alessandro expulso numa falta e sofreu o empate na cobrança feita pelo ex-colorado Alex. Só com dois jogadores na barreira, o goleiro Muriel não alcançou a bola chutada, de longe, pelo corintiano no canto esquerdo. De 12 pontos disputados contra o Corinthians do técnico Tite, a dupla Gre-Nal perdeu 10. O Grêmio sofreu duas derrotas, e o Inter-PA perdeu em São Paulo e empatou no Beira-Rio. A vaga na Taça Libertadores é um sonho de primavera que o Inter-PA insiste em não concretizá-lo a cada rodada. O Grêmio peca pela instabilidade e precisa se conformar em disputar a Copa Sul-americana em 2012. A dupla assume um papel de coadjuvante no campeonato, onde cariocas e paulistas dão as cartas. A sete rodadas do fim e se tivesse de apostar em quem levará o título, colocaria as minhas fichas no Corinthians, de Tite e Alex.

Rapidinhas
  • A seleção brasileira masculina de futebol deu vexame nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México. Equipe foi eliminada na 1ª fase, sem vencer uma única partida. Empatou com Argentina (1 a 1) e Cuba (0 a 0), e perdeu para Costa Rica (3 a 1). O técnico Ney Franco não merecia tal vergonha.
  • O 14 de Julho de Livramento eliminou o Inter B da Copa Laci Ughini, por 1 a 0, dentro do Beira-Rio, no sábado (22).
  • Rodrigo Bandeira vai treinar o União Frederiquense na Divisão de Acesso em 2012. É o mesmo clube que ele comandou este ano na competição. Marcel Cardozo é o preparador físico.
  • O careca Nei, tão criticado pela torcida colorada, já é destaque na campanha do clube no Brasileirão. Trabalhou forte, redescobriu o seu futebol e virou até goleador.
  • Mais um técnico perdeu o emprego no Brasileirão 2011: Estevam Soares, do Ceará, que entrou na zona do rebaixamento.
  • Um gol de Falcão na prorrogação, feito com o peito, garantiu o título do Grand Prix à Seleção Brasileira de futsal na vitória sobre a Rússia por 2 a 1, no domingo (23), em Manaus (AM).

Um comentário:

  1. Lateral direito do Riograndense, Mauricio Pizzi, é muito bom jogador. Nas oportunidades que tive de vê-lo jogar sempre teve bom desempenho.

    ResponderExcluir