quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DEU SANTOS NO FUTSAL

Por Gilson Piber

ACBF perdeu nos penaltis (Foto:Bruno Miani/A Tribuna)

O título da Liga Futsal 2011 ficou com o Santos. Depois da vitória em casa, por 4 a 3, a ACBF perdeu o segundo jogo decisivo por 3 a 2, no litoral paulista, empatou na prorrogação (0 a 0) e foi derrotada nos pênaltis, por 7 a 6. Brilhou a estrela do goleiro reserva santista, Paulo Victor, com duas defesas. O craque Falcão, expulso na partida de ida, sofreu na companhia de outros dois craques, mas do futebol, Neymar e Paulo Henrique Ganso, numa cabine da Arena Santos. O time de Carlos Barbosa foi passivo durante o jogo. Só encarou o Santos quando esteve em desvantagem no placar. Se atuasse como fez diante do seu torcedor, a ACBF teria saído com o quinto título da Liga Futsal. A conquista do Santos foi merecida. O time do técnico Ferreti quis mais o título no segundo jogo e fez um confronto de superação. Avalio que uma final de Liga não pode ser decidida nos pênaltis. É coisa de torneio de escola. Um terceiro jogo em local neutro ou a vantagem do empate ao time de melhor campanha na prorrogação ficaria de bom tamanho. Com a saída de Paulo Mussalem para um projeto no futsal do Rio de Janeiro, seu estado de origem, fala-se em Paulinho Sananduva para treinar a ACBF. O multicampeão Jari da Rocha, o Jarico, mereceria outra oportunidade no time da Serra, mas está a caminho do Inter-PA, que deve voltar com o futsal em 2012.


Agora é oficial

Decisão dos grupos da Divisão de Acesso aconteceu na sede da FGF (Foto:Divulgação)


A Divisão de Acesso 2012 já tem chaves e fórmula de disputa definidas. Não há moleza para nenhuma equipe, mesmo que, dos dez times da etapa inicial (4 de março a 13 de maio), seis de cada grupo avancem para a 2ª fase. Afinal, os três últimos serão rebaixados para a Série C. Somente o 7º classificado de cada chave escapa da degola e se mantém na Série B em 2013. Na 2ª fase (20 de maio a 24 de junho), haverá dois hexagonais, com os dois melhores indo ao quadrangular final (1º a 22 de julho), onde somente dois vão ascender ao grupo de elite de 2013. Não dá para facilitar. Desde o início, a dupla Rio-Nal vai precisar somar pontos, com vitórias em casa, e ao menos empates como visitante. Ter somente um time pode gerar problemas já no decorrer da 1ª etapa, onde 18 jogos serão disputados. Será fundamental ter grupo, com peças de reposição qualificadas. Lesões e suspensões vão ocorrer naturalmente, em virtude do acirramento do campeonato em turno e returno. Os técnicos vão precisar readequar as equipes, levando em conta os recursos humanos disponíveis. Qualquer vacilo pode custar a vaga. Então, é bom Riograndense e Inter-SM colocarem as barbas de molho. O seguro morreu de velho e, no futebol, só camiseta e tradição não ganham jogo. Como dizia o radialista caxiense Dante Andreis, “o que vale é bola na rede”. Acrescento: e, de preferência, com um futebol convincente.

Chaves equilibradas

Considero as duas chaves equilibradas, sem favoritos até a bola rolar. No grupo 1, da dupla Rio-Nal, além do clássico santa-mariense, teremos disputas locais em Pelotas (Brasil-Pel x Farroupilha) e Rio Grande (São Paulo x Rio Grande). Clássico é algo imprevisível. 14 de Julho, Guarani-VA, Guarany de Camaquã e Riopardense também vão brigar pelas seis vagas. Na chave 2, Brasil-Far, Juventus, Glória, Esportivo, Santo Ângelo, União Frederiquense, Panambi, Passo Fundo, Porto Alegre e Sapucaiense também farão enfrentamentos interessantes. A Divisão de Acesso vai “bombar” em 2012.

Rapidinhas

  • Primeiro clássico Rio-Nal da Divisão de Acesso 2012 ocorre no dia 4 de março, no Estádio Presidente Vargas. O segundo, nos Eucaliptos, será no dia 13 de maio, um dia após o Riograndense completar 100 anos.
  • Por que não pensar numa Divisão de Acesso com pontos corridos e reunindo 20 ou 16 clubes? Seriam 38 ou 30 jogos, onde os times jogariam a vida em cada rodada. Poderiam subir quatro clubes para a Série A e descer quatro para a Série C. Premiaria os times com investimento feito desde o começo e desempenho regular, bem como faria muito bem aos operários do futebol do interior.
  • Ingresso com valor mínimo a R$ 5 é uma boa medida para atrair o torcedor menos abastado, assim como o pagamento das taxas de arbitragem pela FGF.
  • Série A do Brasileiro de 2012 terá as voltas da Portuguesa de Desportos (SP), Náutico (PE) e Ponte Preta (SP). Torço pelo Sport Recife (PE) na luta pela última vaga. O nordeste adora futebol e merece mais representantes.
  • Na Série B do Brasileiro de 2012, Joinville (SC), CRB (AL), Ipatinga (MG) e América (RN) estão de volta. O futebol gaúcho, lamentavelmente, segue sem representante.
  • Deu Juventude na decisão da Copa Laci Ughini diante do Lajeadense. Depois do empate, em 2 a 2, em Caxias do Sul, o time da papada ganhou por 2 a 1 como visitante. O Ju segue na Série D do Brasileiro em 2012. O Caxias está um degrau acima, na Série C. Ambos mereciam algo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário