Por Antonio Schmitz
Esperei um pouco para que as amenidades e as coisas relacionadas a SANTOS e BARCELONA voltassem a certa normalidade. Avaliar e opinar em relação aos resultados é de fato uma tarefa muito fácil. É só parar um pouco e imaginar se o resultado da tão aclamada partida fosse outro. Mesmo assim, não se pode desconsiderar o que aconteceu de fato e de direito dentro das quatro linhas. Uma série de significados e atribuições, descortinaram também uma série de necessidades para leituras e interpretações diferenciadas.
Jogadores comemoram diante do time brasileiro (Foto:UOL)
Será que a surpresa e os diversos apedrejamentos ocorridos não são frutos de uma visualização voltada ao próprio umbigo? O futebol, como qualquer outra modalidade coletiva, possui um adversário. Um oponente que se organiza e ‘treina’ com vistas ao sucesso. Assim como se proclama a magia do jogo, a criatividade dos jogadores, a irreverência de outros tantos, deve-se considerar também e, sobretudo, a lógica estabelecida na relação entre o atacar e o defender.
Esquema de jogo do Barcelona ilustrado pelo blogueiro Milton Jung
Nos últimos dias, o Barcelona parece ser o mais brasileiro dos times! A lição que o time catalão deixa e ecoa, é a de que existe uma série de atributos e uma infinidade de situações que emanam do esforço coletivo. Os princípios adotados para o desenvolvimento do jogo foram e são seguidos a risca. Seria redundante de minha parte falar aqui da manutenção da posse de bola e dos desdobramentos táticos impostos a partir daí.
Creio que a maior lição encontra-se nos propósitos estabelecidos pelo Futebol Clube Barcelona para assegurar um desenvolvimento esportivo coerente e regular. Somente agora descobrimos as façanhas de bastidores e o zelo adotado por eles para o sucesso. Mais ainda e o pior de tudo é que na receita de sucesso o tempero brasileiro aparece do começo ao fim – qualidade de passe. Inacreditável, mas totalmente verdadeiro. Nossas referências e nossos modelos, gerados culturalmente, são plausíveis, amplamente significativos e aplicáveis.
Manchete do Site GloboEsporte.com após a final do Mundial
O Ano Novo anuncia perspectivas renovadas para novas conquistas. Os feitos da equipe de futebol do Barcelona revigoram os princípios necessários à fixação do Esporte como algo viável socialmente. Planejamento, aplicação, pessoas certas nos lugares certos, condutas reconhecíveis e simples, valorização de jogadores e equipe de trabalho, e tudo mais. Também devo proclamar a fórmula holandesa gerada no ambiente do carrossel (74) e tudo que dela resultou como descoberta para a evolução do jogo. Vai demorar ainda muito tempo para entendermos que existe muita coisa fundamental para o desenvolvimento do Esporte para além de uma primeira colocação.
Neymar teve atuação apagada (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)
Sinceramente, faço votos para que a humildade e a boa consciência, encaminhem a todos os níveis de gerenciamento e de implicação com o contexto esportivo, a necessária interpretação do envolvimento e das parcelas de contribuição que, de forma muito simples e direta, podem anunciar novos rumos de sucesso e alcances coletivos.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2012 ESPORTIVO!
Parabéns Mestre! Excelentes e pontuais comentários. Grande abraço
ResponderExcluir