Por Gilson Piber
Considero válida a escolha de dois técnicos ligados a Santa Maria para comandar Riograndense e Inter-SM na Segundona 2012. Tiago Nunes busca experiência na carreira como técnico, mas está muito bem-informado sobre o futebol. Ao contrário do que alguns dizem, não é uma aposta que o Riograndense faz.
Considero válida a escolha de dois técnicos ligados a Santa Maria para comandar Riograndense e Inter-SM na Segundona 2012. Tiago Nunes busca experiência na carreira como técnico, mas está muito bem-informado sobre o futebol. Ao contrário do que alguns dizem, não é uma aposta que o Riograndense faz.
Tiago Nunes nos Eucaliptos (foto: Blog Da Arquibancada)
O Inter-SM, por sua vez, traz o experiente Sérgio Savian. Conhece futebol, porém, ficou muito tempo longe da casamata. De qualquer forma, com o apoio do preparador físico Marcelo Duarte, Savian tem plenas condições de montar um time competitivo.
Savian na apresentação ao Inter-SM (Da Arquibancada)
Também avalio ser interessanre as duas equipes contarem com jogadores santa-marienses em seus elencos. Mas a disputa por reforços precisa ir além das nossas divisas territoriais. A Segundona Gaúcha é uma competição diferente, pois requer times aguerridos, fortes fisicamente, com boa reposição e sem perder de vista a habilidade técnica. Gosto da mescla de jogadores experientes com novatos. Aliado a tudo isso, com uma boa dinâmica de jogo, a dupla Rio-Nal pode ir longe. Do contrário, 2012 pode ser amargo.
DUPLA GRE-NAL
Creio que falta regularidade à dupla Gre-Nal no Campeonato Brasileiro. O Grêmio não tem o mesmo desempenho fora de casa, principalmente quando algumas peças estão ausentes. O Inter-PA sofre do mesmo mal, mas tem jogadores mais qualificados à disposição. Os times gaúchos poderiam estar bem melhor classificados na tabela se não perdessem pontos "bobos" como anfitriões e até como visitantes. O título está fora de cogitação. O Inter-PA deve brigar por vaga para a Taça Libertadores. Ao Grêmio, a realidade passa por vaga na Copa Sul-Americana.
CENÁRIOS ESPORTIVOS
Edição inédita do programa Cenários Esportivos - Conversações & Convergências vai ao ar nesta segunda-feira (10), às 20h30min, pela TV Campus, canal 15 da Net. O professor de Educação Física e secretário adjunto de Esportes de Santa Maria, Luiz Fernando Nunes, o Dida, é o convidado. A produção é da equipe do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM), do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, em parceria com a Multiweb e a TV Campus. A coordenação do LACEM é do professor-doutor Antonio Guilherme Schmitz Filho. A reprise do programa ocorre na quarta (12), às 23h. A TV Campus também ser sintonizada pelo www.ufsm.br/tvcampus.
JOGOS PAN-AMERICANOS
A torcida santa-mariense, em especial, nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, vai para a judoca Maria de Lourdes Mazzoleni Portela e os canoístas e irmãos Gilvan e Givago Bitencourt Ribeiro. A competição ocorre de 14 a 30 de outubro. Maria nasceu em Santa Maria e tem 23 anos. Vai competir na categoria médio, até 70 kg. Ela foi medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares 2011, no Rio de Janeiro, 3ª colocada no Grand Slam do Rio de Janeiro e vice-campeã pan-americana, também neste ano. Após quatro anos em São Paulo, Maria voltou às origens em 2011 e agora treina com os gaúchos da Sogipa. Portela disputa pela primeira vez uma edição de Jogos Pan-americanos. Apesar da baixa estatura, 1m58cm, Maria compensa com raça e estratégia. Usa o tempo livre para estudar vídeos das principais atletas do Circuito Mundial. Gilvan e Givago vão disputar as provas de K2 200m e K4 1000m. Gilvan, 22 anos, nasceu em Cruz Alta, mas foi no Coração do Rio Grande que descobriu a canoagem. Com seis meses no esporte, conquistou a primeira medalha em um campeonato brasileiro. Ir a uma edição de Jogos Olímpicos, quando começou no esporte, "era como sonhar em ir à lua". Mas os bons resultados agora fazem Gilvan sentir como se estivesse "construindo um foguete". Foi ouro nos Jogos Sul-americanos de Medellín, na Colômbia, em 2010, bronze nos Jogos Sul-americanos de Buenos Aires, na Argentina, em 2006, e bicampeão pan-americano júnior (2006 e 2007). Givago, 23 anos, é santa-mariense. Foi medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos de 2010, em Medellín, na Colômbia, quatro vezes campeão sul-americano (2005, 2009, 2010 e 2011) e bicampeão pan-americano (2008 e 2009). O sonho de Givago era ser jogador de futebol, esporte que chegou a praticar na várzea, inicialmente como atacante, depois na zaga e, por último, como goleiro. Com bons resultados na água, Givago brinca que a canoagem veio em boa hora porque seu destino, no futebol, era o banco de reservas. O trio surgiu para o esporte graças a projetos esportivos sociais desenvolvidos em Santa Maria. As professoras Aglaia Pavani e Margareth Fontoura, certamente, estão muito contentes pelo êxito dos pupilos. (Com informações do COB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário