sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Futsal do RS e brasileiro para 2012


Guilherme Kalsing

O Futsal não precisa mais provar o quanto é atraente para público, patrocinadores e televisão. A Liga Futsal 2011 terminou com um sucesso e sendo considerado um dos torneios mais equilibrados da história pelo equilíbrio e qualidade dos times que disputaram a competição nacional. Os índices alcançados pela emissora que transmite os jogos nacional foi superior as últimas edições, sendo assim, o futsal entrou no gosto do público brasileiro.  

Dá preocupação a euforia no cenário nacional para 2012

A Liga 2011 trouxe a preocupação da desistência da Malwee/Jaraguá do Sul, que teve seu departamento de futsal profissional fechado por seus dirigentes, departamento que será reaberto para 2012. Mas em compensação, a competição teve o acréscimo de um time de peso, o Santos Futebol Clube que contou com apoio de uma empresa gaúcha.

O Santos consagrou-se campeão da competição, vencendo o time da ACBF de Carlos Barbosa ( Post da nossa cobertura in loco da primeira partida da final) na final. O Santos era uma verdadeira seleção brasileira, tinha Falcão, Neto, Valdin, Jackson, Deives, Pixote entre outros jogadores , além de Fernando Ferretti como comandante do estrelado. Mas esse time campeão da liga, não existe mais por problemas financeiros. Em agosto de 2011, o patrocinador gaúcho saiu da parceria com o clube que conseguiu arcar com os salários do grupo até o fim da competição.
Falcão era a estrela do time do extinto time do Santos - foto: site Falcão

A folha salarial do Santos girava em torno de quinhentos mil reais a maior de todo o futsal brasileiro. Sem investidor forte, ficou praticamente impossível permanecer com o clube disputando a Liga. Mas se a saída do Santos é lamentada, o futsal brasileiro parece que ganha no mínimo três motivos para se orgulhar. Flamengo( não joga a Liga em 2012), Vasco e Internacional anunciaram seus retornos ao futsal e disputarão a competição em 2012.

As outras equipes confirmadas começam forte movimentação no mercado. Maior exemplo é a Krona/ Joinville-SC que trouxe a maioria dos jogadores e treinador do Santos, além de goleiro Tiago e Leandrinho, com manutenção das principais peças do time de 2011. 

Ferretti(centro) será o técnico da Krona em 2012 - foto: divulgação Krona

O Corinthians tem Índio e Jackson (Ex-Santos), goleiro Franklin além de repatriar o habilidoso ala Cabreúva e o pivô Moreno. A Intelli/Orlândia-SP repatriou o fixo Ciço e se reforçou com Deives (ex-Santos), Junaí e Rubinho (ex-Krona/Joinville) e Pepita (ex-São José). O Copagril-PR já anunciou novos jogadores, como Bruno Souza além de manter a espinha dorsal da equipe com Renan, Gadeia e Dyego.

Do Rio de Janeiro aparecem Petrópolis com Vander Carioca, Lenísio e Rogério como grandes estrelas e o novo time, o Imperial que será um projeto comandado por Paulo Mussalém ex- Carlos Barbosa. As outras equipes estão com pequenas movimentações do mercado para 2012.

Futsal Gaúcho mais forte em 2012



O futsal gaúcho é o melhor praticado dentro do Brasil. E para 2012 a qualidade aumentará com a volta do Internacional para a série ouro e Liga Futsal. O colorado já fechou o grupo e comissão técnica para a temporada 2012 (veja atletas) que tem como um dos supervisores o craque Ortiz e como treinador um dos maiores vencedores do futsal gaúcho, Jair da Rocha, o Jarico. O Inter que ainda pode ter a presença de Falcão que se não fechar com o time japonês já revelou que jogará no clube gaúcho ( Falcão acertou a ida para a Intelli/Orlândia no intervalo desse post). O investimento colorado é em torno de 150 mil reais por mês.

Jarico comandará o Inter em seu retorno ao futsal

Vendo seu maior rival retornar ao cenário do futsal, o Grêmio agiu rápido e também garantiu presença apenas na competição estadual. O tricolor estuda a possibilidade de montar uma equipe independente ou firmar parceria com a ASSAF de Santa Cruz do Sul. Essa última é a possibilidade mais forte, tendo em vista que o regulamento da competição e tabela  já foram divulgados pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão.  A competição começa no dia 17/03 indo até dia 01/12.

O Atlântico Erechim tem novo treinador. O comandante do galo é Cigano que já teve uma passagem como técnico do time de Erechim. Do atual elenco campeão da Série Ouro permanecem a maioria dos jogadores, dentre eles Esquerda, Baranha, Tininho, Gelson, Zico e Grillo. Em termos de contratações, o clube confirmou apenas o pivô Silon, mas deve buscar mais acréscimos principalmente para a Liga Futsal.

Atlântico é o atual campeão gaúcho - foto: fgfs


A Assoeva de Venâncio Aires é outro representante gaúcho na Liga Futsal. O time amarelo terá de volta o comandante Morruga após afastamento por problemas familiares. Do time de 2011, permanecem Rômulo, Éverton, Héctor, Zezinho e Genaro. Os reforços até o momento ficam por conta do goleiro Bazílio, Vítor Hugo, Dionízio e Mauricinho e a ausência é do goleiro Thiago que acertou com o time de Sobradinho para a Série Ouro e Zé Antônio que foi para o Inter e Luciano para Unisul.




E o último representante gaúcho na Liga é a ACBF. Após perder a final de 2011 para o Santos e também na Taça Brasil e Série Ouro, o time tem novo comandante. Saiu Paulo Mussalém e entra Paulinho Sananduva ex-Atlântico. Do elenco de 2011 não fazem mais parte Tostão e Leandrinho. Até o momento apenas o fixo Marlon foi apresentado. Em 2012 além desses dois campeonatos, o time de Carlos Barbosa tem o Mundial de Clubes Fifa Futsal que será realizado em seu ginásio.



Clubes do Interior e novidade na tv

Dos clubes do interior do estado as novidades ainda são pequenas. O Bento Futsal que fez grande campanha em 2011 promete dar trabalho aos considerados grandes do nosso futsal mantendo sua base. Outra equipe que mantém sua equipe é a AGSL de São Luiz Gonzaga que já anunciou a renovação de atletas importantes como Diógnes, Fabinho e o artilheiro da equipe Rafael Carvalho.

A ASSAF ainda espera a definição da possível parceria com o Grêmio. O tradicional América de Tapera com o artilheiro Maurício e o ala Márcio, AES (Sobradinho,com o goleiro Thiago ex-Assoeva) e o recém promovido AFUSCA de Cachoeirinha prometem dar trabalho na Série Ouro. Completam a competição estadual a ALAF (Lajeado), UJR (Novo Hamburgo) e ADS (Sananduva).

A novidade para 2012 será a transmissão de 35 jogos em tv aberta nos domingos. A RECORD-RS garantiu os direitos da competição de 2012 e 2013, sempre com jogos às 10h30min. Com a entrada da emissora, os clubes ganham algum aporte financeiro na questão de pagamento de arbitragem, mas ainda recebem ajuda por parte da federação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário