Guilherme Kalsing
Se no primeiro Rio-Nal o jogo terminou empate, o clássico de hoje, foi diferente do primeiro. No clássico do centenário do Riograndense, o time esmeraldino superou o Inter-SM jogando no estádio dos Eucaliptos, de virada por 2x1. Numa tarde de calor em Santa Maria, o primeiro destaque vai para ambas as torcidas, que lotaram seus espaços, totalizando um público de quase 5 mil pessoas.
| Público compareceu em grande número aos Eucaliptos- Foto:RFC |
Pelo lado do Riograndense, a grande novidade da equipe foi o retorno do zagueiro Reinaldo. O jogador que sofreu artroscopia no joelho, não apareceria sequer nas supostas escalações do inicio da partida. Já pelo lado alvirrubro, o técnico Sergio Savian, escalou o que tinha de melhor para o clássico e a vitória era importante para ambos as partes.
Primeiro tempo
Sem nem mesmo ter começado o clássico, já se sabia que em Venâncio Aires, o Riopardense com menos de um minuto já vencia o jogo contra o time da casa por 1x0. Resultado que colocava pressão principalmente contra o Inter-SM, que estava sendo eliminado da divisão de acesso.
Mas o clássico começou muito pegado, como era esperado. Dividas fortes e muita marcação no meio de campo deram o tom da partida. Logo aos nove minutos, Odair, do Riograndense, já tinha um cartão amarelo. O Riograndense era mais presente no ataque e criava boas situações com Kelson e Tiago Duarte, mas a zaga alvirrubra bem postada conseguia neutralizar as situações criadas. No ataque, Lucas Campos, seguia isolado pelo esquema de jogo e o Inter-SM chegava apenas com a bola parada.
O jogo seguiu truncado até chegar a notícia da virada do Guarani-VA, resultado que deixava tranquilo a dupla Rio-Nal na competição. A partir disso, principalmente o Inter-SM se soltou mais, com Vainer pela esquerda e com as chegadas de Paulo Henrique Miranda e Rogério Patrola. Já o Riograndense criava com Thiago Corrêa e Rafael Pelezinho, mas nada muito claro para abrir o marcador.
| Paulo Henrique(7), marcou o gol do Inter-SM |
Até que aos 41 minutos, Chiquinho tentou cavar uma falta, não marcada pelo árbitro, no contra-ataque, a bola sobrou para Paulo Henrique Miranda, que da entrada da área soltou uma bomba, a bola tocou no gramado e enganou o goleiro do Riograndense, 1x0 Inter-SM.
Segundo tempo: Riograndense resolve em 10 minutos
O Riograndense não queria deixar a vitória escapar dentro da sua casa, no clássico do centenário do clube. E logo no inicio do segundo tempo, mudou a postura e partiu com tudo para cima do adversário. Aos cinco minutos, Rafael Pelezinho, tabelou com Kelson, o lateral recebeu na frente e o goleiro Bastos jogou para escanteio. Na cobrança, Chiquinho levantou e a bola sobrou para Tiago Duarte livre, jogar para as redes, 1x1.
| Tiago Duarte comemora o gol de empate - Foto:RFC |
E não deu tempo para o Inter-SM respirar. Aos nove minutos, Tiago Duarte fez boa jogada pela esquerda, levantou a cabeça e cruzou para área, Kelson ganhou da zaga alvirrubra e com linda cabeçada virou o jogo, 2x1. A virada entusiasmou ainda mais a torcida esmeraldina que passou a jogar mais com a equipe fora de campo e seguiu pressionando o Inter-SM.
Aos 15 minutos, de novo, Tiago Duarte, ele dominou no peito da entrada da área e quase acertou o ângulo de Bastos. O técnico Sergio Savian resolveu mudar sua equipe, com a entrada de Michel e Jefferson, tentando jogar mais pelos lados e ter mais velocidade, pouco adiantou, pois a bola seguia de posse dos donos da casa.
Aos 33 minutos, Kelson recebeu de David, e dividiu com Xavier dentro da área, o jogador do Riograndense reclamou que foi tocado, mas o árbitro nada marcou. O Inter-SM chegou num levantamento para a área, Rogério Patrola cabeceou e a bola passou perto.
Os minutos finais foram de administração do placar. O Riograndense tocava a bola com velocidade e o Inter-SM sabendo que o Guarani-VA goleava o Riopardense (6x3) e não cairia fora da competição não ameaçava o gol do esmeraldino. Final de jogo, 2x1 e festa da torcida do Riograndense nos Eucaliptos.
Com o resultado, Riograndense e Inter-SM passaram para a segunda fase da competição. Na próxima fase, o Riograndense fica no grupo 3, enfrentando: Brasil de Farroupilha, Brasil de Pelotas, União Frederiquense, Passo Fundo e São Paulo de Rio Grande. Já o Inter-SM caiu no grupo 4, enfrentando: Glória, Esportivo, Santo Ângelo, Guarani de Camaquã e Farroupilha . Apenas os dois primeiros colocados se classificam para o quadrangular final.
Riograndense (2): Guilherme Costella, Rafael Pelezinho, Sandro Müller, Reinaldo, Elton Macaé; Rangel, Odair, Chiquinho (Maurício Medeiros), Thiago Corrêa (Dênio); Tiago Duarte (David) e Kelson - Técnico: Tiago Nunes
Inter-SM (1): Bastos, Tecko (Jefferson), Morelli, Darzoni e Xavier; Patrola, Paulo Henrique, Rossi, Léo, Vainer (Luiz Henrique Tosta) e Lucas Campos (Michel) - Técnico: Sergio Savian
Gols: Paulo Henrique - 41 min/1ºt - Inter-SM
Tiago Duarte - 6 min/ 2ºt - Riograndense
Kelson - 9 min/2ºt - Riograndense
Nenhum comentário:
Postar um comentário