segunda-feira, 30 de abril de 2012

Coluna: Professor Gilson Píber



A recuperação 

Com 10 pontos conquistados em 12 possíveis, o Riograndense reagiu nas quatro últimas rodadas da Divisão de Acesso do futebol gaúcho e encaminhou a classificação para a 2ª fase do campeonato. O time do técnico Tiago Nunes ganhou do Guarany, em Camaquã, por 2 a 1, empatou com o Rio Grande em casa (1 a 1), derrotou o Guarani, em Venâncio Aires, por 2 a 1, e passou pelo Brasil-Pe por 2 a 0, no último domingo (dia 29 de abril) com o apoio da torcida periquita que lotou o Estádio dos Eucaliptos. Os méritos da reação passam pela continuidade do trabalho de Tiago Nunes, da união do grupo de jogadores e do apoio do torcedor. A direção, leia-se principalmente o presidente Julio Cesar Ausani e o gerente-executivo Renan Mobarack, sempre acreditou na capacidade da comissão técnica e no grupo periquito. Deu resultado. 



Luz amarela acesa 

Em meio a dificuldades financeiras, o Inter-SM entra a semana com a obrigação de vencer o Brasil-Pe, na quarta-feira (dia 2 de maio), no Estádio Presidente Vargas, para garantir vaga à 2ª fase da Divisão de Acesso. Deixar para definir a classificação no clássico Rio-Nal do próximo sábado (dia 5 de maio), no Estádio dos Eucaliptos, é muito arriscado. O alvirrubro, nos últimos 12 pontos disputados, ganhou cinco. 

Em casa, derrotou o São Paulo-RG por 2 a 1, empatou com o 14 de Julho, em Livramento, em 1 a 1, e com o Rio Grande, em casa, em 0 a 0, e perdeu para o Guarany, em Camaquã, por 2 a 1, no último domingo (dia 29 de abril). Sem os atacantes Magno e Fabiano Veiga, que deixaram o clube, o técnico Sergio Savian perdeu duas excelentes opções. Aliás, Savian é um dos responsáveis, senão o principal, pela boa campanha do Inter-SM na competição. Ele soube armar a equipe com as peças que tinha à disposição e obteve bons resultados. Driblou problemas extracampo e conquistou a confiança do grupo. A exemplo do torcedor periquito, a torcida alvirrubra precisa lotar o Estádio Presidente Vargas na quarta-feira e empurrar a equipe para a vitória contra o time xavante. O Inter-SM vai para mais um jogo de superação. 

A força colorada 

O Inter-PA vai como favorito à final do Gauchão da Série A diante do Caxias. Não poderia ser diferente. Mas o favoritismo precisa ser confirmado dentro de campo. No Gre-Nal que decidiu a Taça Farroupilha, o time colorado foi melhor, criou mais oportunidades e teve mais garra. O Grêmio perdeu o meio-campo e só reagiu no começo do segundo tempo. Empatou o jogo, mas depois da expulsão do técnico Vanderlei Luxemburgo, envolvido na confusão com um gandula, o tricolor diminuiu o ritmo e o Inter-PA foi para cima do adversário. Tinga comandou o time de Dorival Júnior, com Sandro Silva e Guiñazu como escudeiros. Além do Gauchão, o colorado tem a Libertadores. Ao Grêmio, resta lutar pelo título da Copa do Brasil. 



80 anos 

Parabéns a todos aqueles que fizeram o Corintians Atlético Clube chegar a oito décadas de vida em Santa Maria. O Gigante da General Neto brilhou no basquete nacional, mas também teve êxitos no futsal, no judô e em outras modalidades. Um abraço especial no presidente Nelson Cauzzo e no técnico Ricardo Catila Leal pelos 80 anos do Corintians neste 30 de abril de 2012. 



Maria em Londres 

A garotinha que começou nos tatames de Santa Maria, sob a orientação da professora Aglaia Pavani, está na Olimpíada de Londres. Maria de Lourdes Portela obteve a vaga ao ganhar a medalha de ouro, na categoria até 70 kg, no Campeonato Pan-americano Sênior de Judô, disputado em Montreal, no Canadá. A guerreira está nos Jogos Olímpicos de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário